Textos/Idéias

Você está em: Início > Textos/IdéiasPROSPERIDADE

PROSPERIDADE

A prosperidade inclui o dinheiro, mas não é apenas tê-lo em grande quantidade. Ela é a fartura, a abundância, o fluxo, a generosidade do universo – Deepak Chopra.

“Tenha em mente de onde você vem, para onde você vai e a quem vai prestar contas”. Nilton Bonder no seu livro “A cabala do dinheiro” recomenda a reflexão acima sempre que surgirem dúvidas em relação à forma como devemos nos comportar. 

Sendo rabino, seus escritos visam instruir sua congregação sobre como levar uma vida rica e com significado. 

Independente de  credo suas observações merecem reflexão.

A riqueza tem várias dimensões e elas estão interligadas. Há diversos mundos de sustento e é dever de todos fazer com que a riqueza, não apenas a sua, se expanda pelo mundo ao seu redor. Riqueza aqui entendida como o maior nível de organização e transformação, de forma a que todo o ser vivo exista sem escassez. Como tudo está interligado, neste mundo e no outro, riqueza acumulada, que deixa de circular, empobrece o todo. Muito da riqueza acumulada é falta de saber o que fazer, ou coisa melhor que fazer. 

Prosperidade, no seu conceito ampliado, implica a percepção de que rico é quem adquire a máxima qualidade de vida sem gerar escassez, sendo justo e generoso. Alguém que se candidate a ser próspero deve praticar a justiça e a generosidade pagando salários justos aos seus empregados, efetuando trocas justas com seus fornecedores, entregando produtos e serviços de qualidade e retirando o mínimo possível do que é de todos. A ausência de generosidade e justiça na vida diminui nossa resistência a perdas, tira vitalidade e contribui para que tenhamos um baixo conceito de nós mesmos. Uma medida para conhecer alguém é observar a forma como ele pratica a generosidade. Quem ele é na doação é exatamente quem é na realidade. 

Quem é próspero não retém, sabe que de onde veio o que ele tem há uma reserva infinita à sua disposição; é agradecido e faz do repartir uma ação cotidiana, que não se limita a ocasiões específicas nem a valores calculados; não economiza seu tempo nem seu prestígio mas os  coloca a serviço de causas que minorem o sofrimento e aumentem o bem estar geral, realizando, com isso, depósitos em outros mundos, diversificando seus investimentos, evitando o acúmulo de seus bens em uma única dimensão de riqueza. 

Muitas das riquezas não podem ser usufruídas pela incapacidade de compartilhar. O purgatório já foi descrito como um local com uma mesa cheia de delícias que não podiam ser desfrutadas devido a uma característica dos convivas: eles tinham os cotovelos invertidos e não podiam levar a comida à própria boca: choros e lamentações. O céu tinha exatamente a mesma configuração, uma mesa farta e deliciosa e os convidados com seus cotovelos invertidos. A diferença é que se alimentavam uns aos outros.  Simples assim. 

Prosperidade é uma benção. Sejamos gratos. Nós a recebemos não porque sejamos especiais, mas ela pode nos auxiliar a sermos especiais. Ou não. Por isso a fórmula 

“O senhor te abençoe e te guarde”. Que Deus te cubra de benções e te guarde da vaidade, da soberba e da convicção de preferência e exclusividade. 


Rua Barão do Triunfo, 665 - Centro - São Miguel do Oeste - SC
http://www.alvaroloro.com.br - Fones: (49) 999671203 - (49) 999671203
© 2013. Todos os direitos reservados

Acesse nossos canais:

Este site também pode ser acessado via Ipad/Tablet. Mais mobilidade para você.